Hogwarts
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
ProcurarInícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Alquimia - Uma Ciência Milenar

Ir para baixo 
AutorMensagem
Mollie E. Palmer
Professores
Professores
Mollie E. Palmer


Mensagens : 126
Data de inscrição : 19/04/2012
Idade : 25
Localização : Hogwarts

Histórico Bruxo.
Varinha: Faia / 23 cm / Maleável / Pelo de Hipogrifo
Animal de Estimação: Mandragora
Galeões:
Alquimia - Uma Ciência Milenar Left_bar_bleue9223372036854775807/9223372036854775807Alquimia - Uma Ciência Milenar Empty_bar_bleue  (9223372036854775807/9223372036854775807)

Alquimia - Uma Ciência Milenar Empty
MensagemAssunto: Alquimia - Uma Ciência Milenar   Alquimia - Uma Ciência Milenar I_icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 4:43 pm

Alquimia - Uma Ciência Milenar
autor desconhecido
Este artigo é uma transcrição de um livro, que possui direitos autorais.
O conteúdo dos livros pode ou não ser imaginação de seu autor.


I- O que é Alquimia?

Se pegarmos um dicionário comum veremos que alquimia é ´´a química que procurava sobre tudo descobrir a pedra filosofal``, porém esse um significado muito básico.O correto é dizer que a alquimia é a ciência da Transmutação. Uma das diferenças existentes entre a Alquimia e a Química, é a natureza do hermetismo a que foi levada pela falta de conhecimento científico, nas civilizações que nos antecederam. Não que a Química não tenha seu conteúdo hermético, só acessível às pessoas que se dedicam a ela. Mas, mesmo sendo codificada como é, apresenta uma linguagem universal, à base de símbolos comuns, livre de envolvimentos religiosos e superstições míticas. Suas teorias são passíveis de serem transmitidas e captadas com facilidade pelos que se dedicam ao assunto. O conhecimento alquímico entretanto, que para ser conservado e divulgado utilizou-se da crendice natural dos povos antigos, preservou-se sob características de religiosidade, atravessou gerações oculto pelo mais rigoroso sigilo, sendo divulgado apenas entre os iniciados, através de práticas místicas, chamadas Mistérios, sempre representado sob a figura de deuses, monstros ou mitos. Como você pode ver, há várias definições. Se perguntarmos a diferentes pessoas ´´o que é alquimia`` obteremos várias respostas:

1)“Alquimia é aquilo relacionado à pessoas que estudam a pedra filosofal.” 2)“Alquimia é a química do passado.” 3)“Não faço idéia do que seja a alquimia, seria aquele jogo que eu tinha quando criança?” (5 pessoas) 4)“Alquimia é a manipulação de utensílios químicos para cura e para conhecimento profundo, principalmente. É um assunto muito abrangente...” 5)“Alquimia é a transformação de dois ou mais elementos se tornando outros.” 6)“Alquimia é uma substituição da medicina convencional.” 7)“Alquimia é uma arte de entender a matéria relacionada a natureza, tentar entendê-la, ou dominá-la com suas próprias leis.” 8)“Alquimia, na minha opinião, é aquela ciência com a qual os antigos alquimistas procuravam o elixir da vida eterna e também a fórmula para transformar metais comuns em ouro.” 9)“Alquimia é como a ciência; alquimistas são inventores.” 10) “Eu acho que os alquimistas não são bem cientistas; ah para mim são pessoas que inventam algumas coisas do nada!” 11) “Os alquimistas eram como os cientistas, eles tentavam transformar tudo em ouro.” 12) “Alquimia são experiências realizadas com compostos químicos.” 13) “Não tenho nenhum conhecimento sobre alquimia.” 14) “Alquimia ? Eu já ouvi falar sobre isso mas nem lembro...” 15) “Hum...Alquimia? Tem alguma relação com magia?” 16) “Alquimia é algo relacionado à ciência e à medicina ...”

Importante e necessário é saber estes pontos principais:
Alquimia é “A Arte de curar”
Muito notável na Idade Média, teve seu apogeu com os árabes; forte presença na China com Ku, imperador chinês (herança da China= mais de 3000 espécies de ervas e flores medicinais), no Egito e com os Sumérios.
Sua parte “química” se destina ao estudo dos 4 elementos: Terra, Água, Fogo e Ar e a parte voltada mais ao corpo físico fala muito das 3 substâncias: Mercúrio (mercurius), Enxofre (sulfur) e Sal; Todo corpo é formado por essas 3 substâncias.
Segundo Joel Aleixo, trata-se de ciência e não esoterismo. Uma ciência hieróglifa.
Origem da Palavra: Alquimia = Al Kymia = pedra filosofal, o primeiro arcano (mistério) da alquimia. Em latim, chama-se solue et coagula.
O segundo arcano da alquimia são as 3 substâncias.
1ª lei da alquimia -> Tudo é um.
Outro ponto importante na alquimia é ascender o fogo do alquimista, ou seja, o flungiston.
Os 3 momentos na alquimia:

INICIANTE - nigredo = sem luz própria
INICIADO - rubedo = aquele que tem luz própria
ADEPTO - albedo = aquele que já adquiriu uma consciência
Temos na alquimia uma trindade como a da Igreja Católica: Pai, Filho e espírito Santo.

Símbolo da trindade:
Na Alquimia, a mulher é diferente do homem pois esta possui o matrix, um órgão no alto da cabeça que está no limite do plano espiritual e do plano físico.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Alquimia - Uma Ciência Milenar
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hogwarts :: Livros :: Livros :: Alquimia-
Ir para: